sábado, 23 de agosto de 2014

EM TIANGUÁ, SOCIEDADE CIVIL APRESENTA PROPOSTAS PARA PLANO DE GOVERNO DE CAMILO

A coligação “Para o Ceará seguir Mudando” realizou na manhã desta quinta-feira (22/08) na cidade de Tianguá, o terceiro encontro do grupo que percorre o Ceará colhendo propostas para o Plano de Governo de Camilo Santana. O grupo, coordenado pelo ex-deputado Eudoro Santana, ouviu e discutiu sugestões de especialistas, lideranças comunitárias, representantes políticos e sociedade civil organizada.
No tema Agricultura Familiar, que faz parte do Eixo “Ceará de Oportunidades”, foi reforçado o compromisso de Camilo Santana de fortalecer políticas públicas para as micro, pequenas e médias empresas agrícolas. E a sociedade opinou. “A gente defende muito o meio ambiente, a cobertura da terra para produzir mais. O agrotóxico nós não usamos de jeito nenhum; tudo é natural. A gente está observando que dinheiro tem muito. Mas falta assistência técnica e estamos encontrando uma grande dificuldade nisso”, declarou o agricultor Manoel Vieira.
A educação foi um dos pontos debatidos pela estudante do ensino médio, Tailane da Cunha. Segundo ela, é preciso mais investimento para a implantação de Centros Culturais. “Eu acho muito importante expandir espaço públicos de lazer para as pessoas. É ampliar mais cultura para todos, como melhorar o ensino de línguas estrangeiras. Aqui tem lugar de cultura, mas não é bem visto, não é reconhecido. E a construção de polos culturais desportivos também deveria acontecer”, sugeriu.
“O nosso recado, aqui da Ibiapaba, para o nosso futuro governador Camilo é que, com a sua juventude e o seu conhecimento técnico de tantos setores, ele dê ênfase à construção do aterro sanitário para cobrir toda região da Ibiapaba”, declarou o professor aposentado, Valdir Santos.
Para o professor, o aterro é uma “forma de minimizar as mazelas que os bolsões de lixo estão causando ao município”. A qualidade de vida e a saúde pública são dos pontos abordados no Plano de Governo de Camilo Santana, no eixo “O Ceará da Gestão por Resultado”.
Ceará Saudável e Acolhedor
José Marcondes, diretor da Escola Marcela Maria, de Tianguá, pede que seja ativado e concluído as praças de juventude de Tianguá, pois muitos jovens da região passam o dia na ociosidade “Somos eleitores e votamos para Senador e Deputado Federal, justamente para que o governo do estado do Ceará possa pedir a conclusão dessas praças, pois elas estão lá virando estatua de pedra lá” afirmou Marcondes.
Segundo a assistente social, Maria Edite, a região de Ibiapaba demanda políticas públicas para com foco no atendimento de pessoas em situação de risco. “É preciso fortalecer o financiamento dessas políticas, por conta do Estado e do Município, para a construção e manutenção de prédios, abrigos públicos”, propõe. Para a profissional, é importante reforçar o sistema de atendimento. “Hoje, são chamados de unidades de acolhimento, como os CRAS, que são centros de referências de assistência social”, explicou Maria Edite. No governo de Camilo Santana, serão implantadas casas de acolhimento para pessoas idosas, gerando mais qualidade e expectativa de vida.
Na segurança pública, a população de Tianguá acredita na prevenção. “Começa na educação. Quando se coloca uma educação de valor, com certeza, você vai conseguir afastar as pessoas, principalmente essas que moram em área de risco, da violência e do uso de drogas”, comentou Hiasminni Albuquerque, assessora jurídica da Prefeitura. Sobre esta questão, o compromisso de Camilo Santana é intensificar a integração de políticas públicas, reestruturar o Ronda do Quarteirão e ampliar o número de delegacias 24 horas em todo o Estado.

Nenhum comentário: