sábado, 23 de agosto de 2014

CAMILO SANTANA INAUGURA COMITÊ DA CULTURA EM FORTALEZA NESTE DOMINGO

Antes da inauguração, artistas, militantes e apoiadores da candidatura de Camilo Santana realizarão uma Caminhada Cultural

Um espaço de discussão e debate sobre a Cultura e suas estratégias para o desenvolvimento do Ceará. Foi com este propósito que o candidato Camilo Santana resolveu criar o Comitê da Cultura. A sede do Comitê localizada na Av. Pessoa Anta, número 218, no Centro será inaugurada neste Domingo, 24 de agosto, às 19 horas. Entretanto, a programação de inauguração terá início às 17 horas, na Beira-mar, com um Caminhada Cultural. A concentração será na Avenida Historiador Raimundo Girão, esquina com rua Ildefonso Albano.
A sede do Comitê da Cultura está localizada numa área historicamente identificada com a Cultura. Vizinho ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, à Caixa Cultural e próximo ao Estoril, o Comitê da Cultura funciona num galpão que antes sediou um Centro de Capoeira e uma casa de show. O prédio integra o conjunto de edificações e armazéns da Casa Boris, fundada em 1869.
“Esta é apenas uma entre as inúmeras demonstrações do peso da Cultura no Programa de Governo do Camilo. A Cultura pode ter respostas pra muitas demandas do Ceará, como por exemplo Educação e Segurança. Por isso, os artistas, pesquisadores e gestores dessa área estão apoiando o Camilo”, afirmou Tiago Santana, fotógrafo e produtor cultural, irmão do canditado Camilo Santana. Tiago Santana que coordena as ações do Comitê, tem se reunido com artistas, professores, diretores de festivais, gestores da cultura e produtores culturais para identificar diretrizes e ações transversais que tenham a Cultura como ponto de partida. Antes da inauguração do Comitê, já foram realizados encontros envolvendo segmentos da Juventude, Infância, LGBT, Circo, Gestão Cultural, entre outros.
Além do fotógrafo Tiago Santana, o professor da UFC e ex-diretor do Instituto Dragão do Mar, Silas de Paula, o ex-secretário executivo de Cultura de Fortaleza e coordenador dos Planos Estaduais e Municipais de Cultura, Márcio Caetano são algumas das pessoas que estão à frente da construção desse Plano para a Cultura. “O grupo é muito maior e reúne alguns das principais referências da área do estado e só o Camilo tem condição de unir e por em prática toda a expertise construída até agora”, afirma Silas de Paula.
De acordo com o especialista em Gestão Cultural e ex-consultor do Ministério da Cultura Unesco, Renato Remígio, uma das ações do Comitê já em curso, é percorrer todo o Estado para mapear projetos e colher propostas inovadoras para a área. “Temos muitos pontos de cultura que têm experiência em ações de desenvolvimento humano e, por consequência, econômico, que podem ser tomadas como exemplo”, afirma Remígio, que já foi secretário de Cultura de Limoeiro.
Em Fortaleza, o Comitê da Cultura serve de espaço para encontros com grupos setoriais e intersetoriais. “Tudo que foi construído pelos fóruns de linguagens e outros movimentos sociais está sendo respeitado. Estamos realizando seminários como os Encontros de Educação Cultura e Infância para justamente elaborar uma pauta que contemple as demandas desses grupos. Já nos reunimos com o Circo, com os gestores da Cultura e temos uma agenda que está em andamento com o Audiovisual, a Dança, a Música, Quadrilhas Juninas, entre outros”, afirma Márcio Caetano.

Serviço:
Caminhada Cultural
Data: 24 de Agosto
Hora: 17h (concentração) 18h (saída em direção ao Comitê da Cultura)
Local: Av. Historiador Raimundo Girão, esquina com Idelfonso Albano

Inauguração do Comitê da Cultura
Data: 24 de Agosto
Hora: 19 horas
Local: Av. Pessoa Anta, 218, Centro (ao lado do Dragão do Mar)

Nenhum comentário: